segunda-feira, 21 de julho de 2008

Campanha Anti-Fumo. Plágio?




Que surpresa! Continuando minha pesquisa, encontrei algo na mesma linha criativa do último post, porém trata-se de mais de uma campanha. Plágio? Talvez sim, talvez não.
Isso, porque as idéias não foram muito originais, afinal, após um período de brainstorming, não fica muito difícil chegar a algo que aproxime a fumaça do escapamento do carro, da fumaça do cigarro, pois, nos dois casos, as semelhanças, no que dizem respeito aos malefícios causados à saúde, são várias. Uma boa pesquisa vale muito, antes de colocar em prática alguma idéia “genial”.
No caso da Mondo Pasta, a mídia foi surpreendente e brilhantemente utilizada, mas essas campanhas anti-fumo, ficaram bem próximas do lugar comum.

A primeira imagem é da campanha criada pela agência Dinamo (Noruega), em 2004, para o Nicotinell, a segunda é da agência Saatchi & Saatchi (Índia), também em 2004, para a Bharat Petroleum e a última foto é da JWT de Atlanta (EUA), em 2007, para o Smoking & Tobacco Addiction Center.

Nenhum comentário: