terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mídias socs nos protestos - tambem os 'recrutadores' alem dos 'espalhadores'

Estudo feito pela Oxford University e publicado no Scientific Reports confirmou que o grupo mais influente nas mídias sociais é um pequeno grupo de usuários, próximos do centro de uma rede. Esse grupo, descrito pelos pesquisadores como de 'espalhadores', tem papel crítico em disparar cadeias de mensagens que acabam chegando a 1 grande número de pessoas. Mas os participantes do início de 1 protesto e os que iniciam o processo de recrutamento nao têm posiçao central na rede - eles se movem em pequenas redes locais e disparam a atividade inicial online que, em seguida, passa a ser multiplicada pelos 'espalhadores'. A pesquisadora Dra. Sandra Gonzalez-Bailon do Oxford Internet Institute (OII) na Oxford University, em colaboraçao com colegas da universidade de Zaragoza, Espanha, coordenados pelo Dr. Yamir Moreno, analisou dados de atividade no Twitter durante os protestos de massa na Espanha em maio. Esses protestos foram disparados por uma resposta à crise financeira, e resultaram em demandas por novas formas de representaçao democrática. O principal alvo da campanha foi uma manifestaçao organizada para o dia 15 de maio, que levou milhares de pessoas às ruas. Depois da passeata, centenas de participantes acamparam em praças da cidade, até o dia 22 de maio, data de eleiçoes locais e regionais, em manifestaçoes massivas que se repetiram todos os dias durante aquela semana. O pesquisadores acompanharam os tuites de 87.569 usuários e rastrearam um total de 581.750 tuítes durante 30 dias. Descobriram que o crescimento do movimento aconteceu mediante dois processos paralelos - (1) o recrutamento, iniciado por pessoas que trabalhavam a favor do movimento desde os primeiros momentos, num processo que o estudo chama de "envio randômico"; e a difusao da informaçao, que fez crescer o movimento a partir daqueles primeiros recrutadores; a difusao foi feita pelos 'espalhadores'. Esses espalhadores estavam em pontos mais centrais da rede, nao necessariamente porque tivessem grande número de conexões, mas porque eram conectados com usuários que também tinham boas conexoes (…..) Segundo Sandra Gonzalez-Bailon, "esse é o primeiro estudo empírico que tenta analisar os mecanismos por trás do recrutamento para protestos de massa por redes online. Mostra que a mobilizaçao de grandes massas nao depende somente da influência dos usuários centrais, embora esses sejam crucialmente importantes para o crescimento do movimento, mas da açao de muitos usuários em redes locais, menores, que acabam chegando aos grupos influentes de opiniao que existam nas comunidades". "O motivo pelo qual se apóia uma causa depende de muitos fatores e está diretamente relacionado ao que acontece no mundo offline. Examinando o comportamento de usuários online das redes sociais, conseguimos estabelecer que muitos sao influenciados pelo que fazem as pessoas à sua volta. Se sao expostos a muitas msgs que conclamam a agir, em curto período de tempo, é muito provável que respondam à urgência da convocaçao e unam-se ao movimento". Conclui - "Assim se criam bolhas de recrutamento que podem converter-se em cascata global com efeitos realmente dramáticos - como demontram as grandes manifestaçoes de massa e as várias ocupaçoes que se seguiram". (Matéria do Blue Bus)

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