terça-feira, 24 de junho de 2008

Imagem de auto-imolação é eleita a melhor do ano


A Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo (Aman) premiou nesta terça-feira como melhor fotografia do ano uma imagem do jornalista gráfico da agência EFE Doménech Castelló sobre o imigrante romeno colocou fogo em si mesmo, em setembro do ano passado.

A Aman, que reúne cerca de 20 agências de notícias européias e árabes, entregou o prêmio durante a 17ª Assembléia Geral do grupo, que concluiu hoje, em Lisboa, após dois dias de trabalho nos quais destacou o debate sobre os conteúdos multimídia.

A foto premiada foi captada por Castelló em 4 de setembro de 2007, quando o imigrante romeno Marian Mirita, que morreu quinze dias depois, colocou fogo no próprio corpo em frente à Subdelegação do governo da cidade espanhola de Castellón para protestar pela situação econômica de sua família.

A Aman também concedeu um prêmio de texto à agência sérvia Tanjug por um trabalho de Vera Raskov-Djurovic sobre os problemas das crianças ciganas nos Bálcãs.

A Aliança de Agências de Notícias do Mediterrâneo decidiu, entre outras decisões, aumentar os seminários profissionais que já organiza para promover a formação dos jornalistas de agência, seu conhecimento dos países da área e os encontros e contatos entre diretores destes veículos.

Além dos temas de gestão interna da entidade, durante a reunião, foram realizados em Lisboa um seminário e vários debates centrados, principalmente, na troca de experiências sobre os produtos multimídia.

A agência portuguesa Lusa e a EFE explicaram seus projetos e desenvolvimentos em matéria de incorporação de formatos jornalísticos que combinam vídeo, texto e áudio aos serviços destinados aos meios de comunicação.

A Aman tem entre seus objetivos fortalecer a comunicação entre seus membros na área mediterrânea, uma zona comum na qual compartilham interesses históricos, culturais e econômicos, assim como facilitar a troca informativa e reforçar o diálogo, o desenvolvimento e a cooperação mútua.

Nenhum comentário: