segunda-feira, 5 de maio de 2008

Luz ultravioleta é afrodisíaco de aranhas


A mesma luz que queima a pele e pode causar câncer em humanos é considerada um potente atrativo sexual --para uma espécie de aranha chinesa.

A luz ultravioleta é invisível ao olho humano, mas está incluída no "pacote" de radiação que o Sol manda todo o tempo à Terra. O espectro ultravioleta é dividido em vários subtipos --o mais comum é a faixa A (UVA), e a potencialmente mais perigosa é a faixa B (UVB).

A luz UVB em doses adequadas é benéfica, pois induz à formação de vitamina D na pele; em excesso, causa danos à retina, queimaduras e, eventualmente, câncer de pele.

"Muitos animais, particularmente as borboletas, têm partes do corpo que refletem a luz UVB, mas não foram feitos estudos para investigar o significado adaptativo da visão e da coloração UVB porque sempre se assumiu que os animais não podiam ver em UVB devido aos seus efeitos nocivos diretos", disse à Folha o líder da pesquisa, Daiqin Li, da Universidade Nacional de Cingapura.

O estudo, feito por Li e mais sete colegas, foi publicado on-line na revista "Current Biology". É o primeiro relato de que um animal usa a luz UVB como meio de comunicação.

"Em nossos estudos da visão UV em aranhas saltadoras nós descobrimos que algumas delas refletem UVA e UVB, enquanto outras refletem apenas a luz UVB", afirma Li.

"Isso nos levou a explorar as possibilidades da UVB em comunicação animal dentro da mesma espécie, e nós descobrimos que a aranha saltadora Phintella vittata reflete apenas UVB, é ainda capaz de ver UVB e, o mais importante, a fêmea usa UVB para a escolha de parceiro. Este é o primeiro estudo da importância da UVB na escolha de parceiro pela fêmea em qualquer animal."

Os experimentos foram feitos com pares de aranhas e o uso de filtros transparentes que podiam bloquear UVA, UVB ou ambas as faixas.

Os pesquisadores também tomaram cuidado de checar o brilho total da luz --pois as aranhas poderiam estar sendo influenciadas não pelo tipo de radiação, mas pela sua intensidade--, além de bloquearem outros fatores da atração sexual, como o olfato ou vibrações.

O resultado foi inegável: a fêmea achava muito mais "sexy" o macho que refletia UVB. Ele perdia o charme quando um filtro bloqueava essa radiação.

Mas como esse original mecanismo de escolha de parceiro evoluiu? "É difícil dizer. Um macho refletindo UVB pode ser mais atraente apesar de não haver benefícios diretos de copular com esse macho. Pode ser por causa de um viés sensorial preexistente da fêmea para coloração UVB, isto é, os machos se aproveitam desse viés", afirma o pesquisador.

"Fêmeas escolhendo mais machos de coloração UVB podem produzir descendentes com maior aptidão. Machos UVB mais brilhantes ou mais coloridos podem refletir maior qualidade do macho", diz Li.

Li esteve no Brasil no ano passado, durante o 17 º Congresso Internacional de Aracnologia, quando apresentou outro estudo sobre ultravioleta e aranhas, publicado então na revista científica "Science".

Nenhum comentário: